Existe uma serie de vantagens quando pensamos em divulgação nas redes sociais. Ao mesmo tempo ficamos expostos à criticas de consumidores. Por isso, é importante ter um plano de ação para lidar com as situações possiveis. Listamos abaixo 5 dicas para o guiar nesta missão:

 

1) Escolha os canais para atuar

1) Escolha os canais para atuar

Como é que os seus consumidores o encontram na internet? Tem site? Criou uma página no Facebook?

Ter um meio de contacto com o público é importante e atrai tantos consumidores como ter uma comunicação visual do seu estableciemento. Escolha os seus canais e começe a pensar no que quer dizer e comunicar.

Veja como é que outros restaurantes que gosta interagem nas redes sociais e inspire-se para adptar os melhores exemplos para os seus canais.

2) Veja os comentários

2) Veja os comentários

Agora vamos para a proxima étapa. Quando abriu o seu restaurante pensou em todos os detalhes, certo? Então vamos mais longe: Já pensou qual é a percepção que os seus clientes têm do seu negócio?

Uma das principais tarefas de um gestor é alinhar os objectivos do restaurante com as expetativas dos clientes. Para isso veja o que dizem sobre o seu restaurante e anote as críticas mais frequentes.

Leia tudo o que as pessoas comentam sobre o seu restaurante em todas as redes sociais: Facebook, sites com pontos turisticos e etc.

3) Planeie Posts

3) Planeie Posts

Esta é uma etapa importante: Alinhar expetativas e definir o que os especialistas chamam "persona" nas redes sociais.

Ou seja, vai ter de definir o tom de voz do seu establecimento, a forma como o seu restaurante responde às diversas situações.

Pode ter um tom de voz informal,  responder com emojis ou smiles, ou ser mais formal.  Pode também publicar constantemente na pagina aproveitando datas sazonais – Pascoa, Natal, Dia da Mãe - ou publicar apenas destaques e novidades na programação do menu.

4) Crie um plano de ação para crises

4) Crie um plano de ação para crises

Se uma empresa recebe críticas no seu site ou na sua página nas redes sociais, isso pode significar que ganhou visibilidade.

Sempre que o empreendedor encontrar algum comentário negativo sobre o seu produto nas redes sociais, primeiro, é preciso manter a calma e não desesperar. Nestas alturas é importante ver, responder com agilidade e manter os funcionários informados. Tenha uma equipa responsável por responder nestas situações.

Na rede social onde o comentário apareceu, reconheça o erro e peça desculpa - se for necessário consulte um profissional da área para o ajudar.

5) Conte boas histórias

5) Conte boas histórias

Qual é o próximo passo? Pensar em como comunicar as diferenças do seu negócio nas redes sociais. O que torna o seu restaurante tão especial entre tantos? De onde vêm os ingredientes? Quão importante considera a inovação para a sua empresa? Esta na hora de traduzir tudo isto em pequenas histórias para cativar os seus clientes!