Conheça os métodos da cozinha asiática

Técnicas de Pré-cozedura

1. Ferver

Cozinhar os legumes em água a ferver antes de cozinhá-los com os outros ingredientes.

2. Ferver em lume brando

Cozinhar a carne em lume brando, durante vários minutos, até à ebulição.

3. Escaldar

Submergir os vegetais em água a ferver, retirando-os assim que a água volte à fervura. Melhora a sua cor e textura.

4. Ferver rapidamente

Colocar a carne em àgua ainda fria e retirar assim que ferver. Ajuda na separação da carne do osso e elimina o odor do frango.

5. Panar

Marinar as carnes e vegetais e mergulhá-los em polme para fritos. Isto permite selar os sucos dos ingredientes, evitando que se desfaçam mais tarde na confeção e se perca parte dos nutrientes.

Técnicas de Cozedura

1. Saltear

Cozinhar em lume alto com pouca gordura, adicionando os ingredientes. Os ingredientes cortam-se finos e mexem-se constantemente para que a carne se mantenha suculenta e os legumes crocantes.

2. Fritar

Fritar num wok é mais fácil e limpo. O óleo deve estar a cerca de 190ºC e os ingredientes são geralmente marinados em molho de soja durante meia hora e depois cobertos com Maizena, farinha ou pão. Com esta técnica fazem-se por exemplo os rolos primavera. Confere também uma consistência crocante ao exterior de carnes e mariscos.

3. Fritar em lume brando

Encher a panela ou wok com óleo até cobrir os ingredientes. Estes fritam lentamente e devem ser virados algumas vezes até dourar ambos os lados.

4. Ferver

Cozinhar os ingredientes em líquido e em lume brando para que cozam. Isto potencia o seu sabor e as carnes tornam-se mais tenras.

5. Ao Vapor

Permite conservar os sabores e nutrientes dos ingredientes com a temperatura do vapor. Há duas formas de o fazer: mantendo os ingredientes acima da água a ferver e cozinhando-os apenas com o vapor, ou submergindo parte do recipiente para que os ingredientes cozinhem pelo contacto com a água a ferver e o seu vapor.

6. Na Brasa

Colocar os ingredientes em lume médio com pouco caldo ou molho. Se o molho ou caldo forem feitos com molho de soja, o prato é conhecido como Hong-shao.

7. Guisado vermelho

Cozinhar os ingredientes em grandes quantidades de molho de soja e água para que o prato seja rico, saboroso e tenha um tom avermelhado. É ideal para cozinhar carnes brancas.

Outos métodos de cozedura

1. Churrasco

Cozinhar sobre carvão, grelha ou grelhador.

2. Assado

Cozinhar em forno sobre carvão, típico na China.