Castanha

Castanha

Um fruto muito nutritivo, composto por vitamina B e C e muito pobre em gordura. Foi um dos alimentos históricos de Portugal, sendo a base da alimentação no século XVII antes da chegada da batata.

Dica do Chef:

Para retirar o miolo, dê golpe na casca e frite em óleo quente. Retire o miolo e guarde. Ótimo para fazer purés e acompanhar carnes de porco ou de caça. Não utilizar as que estejam enrugadas, pois estão demasiado secas para serem utilizadas.

Escolher bem:

A casca deve ser brilhante e deve ter uma relação entre o tamanho e o peso.

Dicas de Conservação:

À temperatura ambiente: num lugar fresco, seco e bem ventilado duram até uma semana.

No frigorifico: durante 1 mês, em sacos de plástico perfurados.

No congelador: com casca, durante 3 meses.

Laranja

Laranja

É a fruta típica do mediterrâneo, existindo muitas variedades. São muito conhecidas pelo seu suporte vitamínico especialmente de vitamina C, sendo uma laranja suficiente para cobrir as necessidades diárias nesta vitamina.

Dica do chef:

Se quiser retirar mais sumo de laranja, role as laranjas numa superfície dura, pressionando com a mão, ou se forem poucas coloque no micro ondas, em potência máxima, cerca de 1 minuto.

Escolher bem:

Prefira laranjas firmes e pesadas, com casca homogênea, sem manchas e cortes. Quanto mais homogênea for a casca mais fresca é a laranja.

Dicas de conservação:

À temperatura ambiente: cerca de 7 dias.

No frigorifico: 2 a 3 semanas.

Congelar: polpa cortada, sumo ou raspa da casca

Pêra

Pêra

Da família da maçã, é rica em água e fibras. O teor de açúcar varia conforme o estado de maturação e variedade da mesma.

Dica do Chef:

Escolha peras com pedúnculo e sem manchas. Na sua melhor época utilize como acompanhamento de pratos de carne, cortadas em gomos e salteadas. Ótima para tartes e compotas.

Escolher bem:

Não compre as que tiverem sinais de podridão ou de toque. Quando a pêra está madura a casca adquire uma tonalidade mais amarela e torna-se mais doce, macia e sumarenta.

Dicas de Conservação:

À temperatura ambiente: para consumo imediato.

No frigorifico: até 10 dias.

Beringela

Beringela

Da família das solanáceas, tal como o tomate, a batata e o pimento. Os seus frutos são geralmente de cor violeta e alongados, existindo também variedades redondas e de cor amarela e branca.

Dica do Chef:

Depois de cortada, polvilhe a polpa com sal grosso e deixe repousar cerca de 30 minutos. Deste modo a acidez e a água excessiva são eliminadas. Passar por água antes de utilizar.

Escolher bem:

Opte pelas beringelas de textura rígida, com pele brilhante, polida e sem manchas. Procure pelas que têm cálice e pedúnculo. Segure nelas com delicadeza pois são bastantes sensíveis ao toque.

Dicas de conservação:

No frigorífico: durante 5 dias.

Depois de cortada evite a exposição ao ar pois enegrece

Repolho

Repolho

O repolho ou couve repolho tem as folhas encaixadas e forma uma cabeça compacta. Rico em água é uma boa fonte de fibra, ácido fólico e vitamina C.

Dica do Chef:

Para poder congelar para utilização posterior, corte do modo desejado, ferva 2 a 3 minutos em água e sal abundantes. Escorra e coloque em sacos, preferência de vacúo e congele.

Escolher bem:

As cabeças do repolho devem apresentar-se firmes e compactas e sem odor forte. Prefira sempre as folhas sem manchas ou sinais de podridão.

Dicas de Conservação:

À temperatura ambiente: até 3 dias.

No frigorífico: num saco de plástico perfurado, até 2 semanas.