Pinhão

Pinhão

O pinhão é um fruto que para se obter tem de se secar as pinhas verdes de forma a amadurecerem e abrirem.

Dica do Chef:

Ao utilizar em comida, saltear ligeiramente deixando o seu óleo natural sair. Ficam bastante valorizados quando ligeiramente tostados.

Escolher bem:

Se forem bons, os pinhões apresentam-se brancos cor de marfim. Caso tenham uma cor amarelada ou acastanhada nas extremidades tem uma qualidade inferior.

Dicas de Conservação:

À temperatura ambiente: guarde em local seco e escuro. Compre quantidade pequenas pois este fruto deteriora-se rapidamente.

No frigorifico: duram 1 mês.

No congelador: até 3 meses.

Kiwi

Kiwi

Originário da china. O Kiwi tem um teor elevado de fibra e minerais, sendo também rico em vitaminas A, C e E, sendo que 100 gramas de Kiwi, cobrem em 100% as nossas necessidades diárias de vitamina C. 

Dica do chef:

Utilize  sumo de kiwi como amaciador de carnes mais rijas. Muito bom para fazer coulis, adicionado a uma calda de açucar.

Escolher bem:

Prefira kiwis sem manchas ou cortes, firmes e sem pele engelhada. Os mais claros por norma são menos maduros. O kiwi deve ter a polpa ligeiramente macia e um aroma intenso. Não compre kiwi moles ou com consistência de borracha, pois o aroma perde-se e podem surgir maus sabores.

Dicas de conservação:

À temperatura ambiente: para amadurecer.

No frigorifico:  duram entre 1 a 3 semanas.

Para amadurecer: mais rápido coloque-o 1 ou 2 dias num saco de plástico com maças, bananas ou pêras, devido ao etileno que libertam.

Beterraba

Beterraba

É uma planta herbácea da família dos espinafres, contudo é da espécie das acelgas, sendo que na beterraba se consume essencialmente a raiz.

Dica do Chef:

Para cozinhar não deve ser descascada e ser cozida em água avinagrada a 10%. Guardar na água da cozedura e somente descascar para utilizar no momento, protegendo deste modo a sua textura e cor.

Escolher bem:

Procure a que apresente folhas verdes e intensa. A raiz deve ser redonda, carnuda e de coloração vermelha viva. Não compre beterrabas muito grande, pois têm uma textura muito fibrosa. Prefira as mais pequenas com uma textura mais tenra.

Dicas de Conservação:

No frigorífico: durante 15 dias.

Endívia

Endívia

Também conhecida por chicória de Bruxelas, é consumida pelos rebentos da raiz (folhas) que formam um repolho pontiagudo e esbranquiçado.

Dica do Chef:

As folhas carnudas tem uma boa textura em saladas. Pode ser cozinhada, sendo a mais tradicional a endivia braseada (azeite, alho e caldo de legumes).

Escolher bem:

Opte sempre pela fresca, com coloração branca ou amarelada, que contenha ainda as folhas bem apertadas. Dê prioridade às que têm uma forma regular, rijas, mas sem aspeto fibroso.

Dicas de conservação:

No frigorífico: num saco perfurado, durante 5 a 7 dias.