Menu
Pontos

 

Boas práticas de armazenagem asseguram a segurança alimentar, mesmo que muitos outros fatores afetem a qualidade dos alimentos. 

Armazenar produtos é algo essencial numa cozinha que garante os padrões de saúde e segurança. Inúmeros fatores podem afetar a qualidade dos alimentos, tais como, o espaço dedicado a armazenagem, a entrega da encomenda e ainda a higiene dos membros do staff.

Criámos uma lista de 8 normas de armazenagem que irão ajudar a certificar-se que a sua cozinha está com a segurança alimentar devida. Seja um aspirante a Chef ou um expert, rever estas normas podem melhorar a operação do seu restaurante e garantir a segurança dos seus clientes.

Norma 1: Temperatura no Ato de Entrega

Norma 1: Temperatura no Ato de Entrega

Quando alimentos frescos são entregues, será aconselhado medir a temperatura de cada ingrediente. Se algum não estiver suficientemente refrigerado, as bactérias poderão desenvolver-se a um ritmo mais acelerado. Se for esse o caso, por favor, contacte o fornecedor e devolva a mercadoria.

Norma 2: Químicos Tóxicos

Norma 2: Químicos Tóxicos

Mantenha produtos tóxicos ou de limpeza longe dos alimentos. Nunca coloque produtos perigosos junto a alimentos comestíveis.

Norma 3: Nível do Chão

Norma 3: Nível do Chão

Não armazene caixas no chão, mas sim numa plataforma ou prateleira ligeiramente elevada. O chão é uma fonte de bactérias.

Norma 4: Área de Armazenagem

Norma 4: Área de Armazenagem

Certifique-se que o espaço de armazenagem e os produtos estão limpos e higienizados. Deverá conseguir fechar totalmente o espaço de armazenagem de forma a manter o espaço seco e livre de alguma praga ou bactéria.

Norma 5: FIFO

Norma 5: FIFO

Quando armazena produtos, deverá ter em consideração a regra do sistema de Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (FIFO). Este método contribui para a qualidade e segurança alimentar. O método de FIFO certifica que ao receber encomendas no seu restaurante, essas irão para trás dos produtos recebidos anteriormente. Este sistema contribui para o consumo de produtos mais antigos primeiro.

Norma 6: Etiquetar

Norma 6: Etiquetar

Quando uma receita é confecionada lembre-se de adicionar a data de preparação do prato (Colocar uma etiqueta com: Data, Nome do prato, Data de Preparação).

Norma 7: A Carne Fica por Baixo

Norma 7: A Carne Fica por Baixo

A carne deverá ser sempre armazenada por baixo dos restantes ingredientes como forma de evitar contaminação cruzada, dos sucos da carne, com outros produtos.

Norma 8: Manter a Temperatura

Norma 8: Manter a Temperatura

Siga o regulamento de Temperatura de Produtos Armazenados para se certificar que os seus artigos estão à temperatura ideal, mantendo a frescura e prevenindo a contaminação dos alimentos.

Tabela de Armazenagem de Produtos em Restaurantes

  • CATEGORIA ALIMENTAR

     

    TEMPERATURA DE ARMAZENAGEM RECOMENDADA

     

    Alimentos perecíveis, tais como carne, no congelador

    -18 C°

    Alimentos perecíveis, tais como peixe, numa zona refrigerada

    0 - 7C°

    Alimentos secos, tais como, Arroz e Massa

    16 - 21C°

    Alimentos perecíveis, tais como fruta e vegetais, numa zona refrigerada

    2 - 7C°

    Alimentos perecíveis, tais como laticínios, numa zona refrigerada

    2 - 7C°

Etiquetas para Produtos Refrigerados

Etiquetas para Produtos Refrigerados

Utilize esta lista de etiquetas para armazenar os seus produtos refrigerados.

Download