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Boas práticas para um estabelecimento seguro

Segundo o Guia de Boas Práticas para Estabelecimentos de Restauração e Bebidas, elaborado pela AHRESP e validado pela Direção-Geral de Saúde, há alguns conselhos a pôr em prática para garantir um verão seguro no seu estabelecimento. Deixamos alguns exemplos:

  • Utilização preferencial de espaço exterior (ex: esplanada) ou o serviço de take away ou delivery.
  • Dispor, sempre que possível, as cadeiras e as mesas por forma a garantir uma distância de, pelo menos 2 metros entre as pessoas. A disposição dos lugares em diagonal facilita a manutenção da distância de segurança.
  • Disponibilizar solução antisséptica de base alcoólica para uso à entrada e saída do estabelecimento e informar como é que esta deve ser aplicada corretamente nas mãos.
  • Assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar nas áreas do restaurante, por exemplo através da abertura de portas e janelas.
  • Desinfetar, após cada utilização, os equipamentos críticos, tais como TPAs, ementas individuais, mesas e cadeiras.
  • Os colaboradores devem usar máscara de proteção e lavar frequentemente as mãos com água e sabão.
  • As toalhas ou individuais de mesa devem ser de papel e de utilização única. Retirar acessórios decorativos e temperos das mesas. Os pratos, copos, talheres e guardanapos só devem ser colocados na mesa na presença do cliente que os vai utilizar.
  • Para evitar o manuseamento dos menus por vários clientes e pelos próprios colaboradores, estes devem ser de uso único e descartáveis ou, em opção, pode-se recorrer a um quadro, por exemplo de ardósia, um placard ou um LCD ou equivalente, onde a ementa é afixada diariamente e está visível a todos os clientes. Outras soluções podem ser consideradas desde que esteja garantida a desinfeção entre usos (ex: ementas plastificadas).
  • Devem ser promovidos, sempre que possível, os pagamentos através de cartão sem contacto - contactless (ex: cartão de débito/crédito ou cartão refeição) ou por telemóvel (ex: MB WAY).

Hellmann’s apoia uma refeição segura

Hellmann’s sempre foi o seu parceiro do verão, e queremos agora ser o seu parceiro de um verão seguro, ajudando-o a comunicar aos seus clientes que o seu estabelecimento está preparado para os receber. Deixamos-lhe alguns conselhos Hellmann’s:

Hellmann's apoia uma refeição segura proteja-se a si e aos outros

Como servir os seus molhos Hellmann’s?

Está desaconselhada a presença de condimentos nas mesas bem como os objetos de uso não único. Por isto, Hellmann’s aconselha o uso de molhos frios em formato de balde ou garrafa que pode servir à mesa nos ramekins Hellmann’s. Aconselhamos também o uso do formato unidose pois são uma opção de uso único, ou ideal para take away!

Como comunicar aos seus clientes as suas normas de segurança?

Na entrada do seu estabelecimento, junto ao local onde disponibiliza a solução antisséptica de base alcoólica, coloque sinalética que relembre aos seus clientes que devem desinfetar as mãos antes de entrar.

Faça o download da proposta Hellmann’s aqui

Tire partido da esplanada!

Neste momento, é recomendada a utilização de espaços exteriores, como esplanadas. Qualquer refeição mais informal com um molho Hellmann’s, como hambúrgueres ou saladas, sabe melhor quando disfrutada ao ar livre. Por isso, tire proveito desta opção, que torna a experiência dos seus clientes mais agradável e segura!

Mantenha-se informado

Consulte aqui o Guia de Boas Práticas para Estabelecimentos de Restauração e Bebidas, elaborado pela AHRESP, e validado pela DGS.

Garanta que tem plano de contingência completo e que todos os seus colaboradores o conhecem e põem em prática.

Para mais esclarecimentos, contacte a Linha de Esclarecimentos AHRESP|COVID-19, através do número 212 464 704.