Não precisa de uma cozinha separada para cozinhar alimentos isentos de glúten. Estes passos simples vão ajudá-lo a evitar a contaminação cruzada.

  • Ao cozinhar alimentos sem glúten, use água fresca. A água a ferver não remove o glúten, tal como acontece com as altas temperaturas nos fornos, frigideiras etc.
  • Certifique-se de que sua fritadeira está limpa e contém óleo fresco. Idealmente, use uma frigideira diferente para toda a culinária isenta de glúten.

  • Use uma grelha ou área diferente da grelha para alimentos isentos de glúten - certifique-se de que está acima, não abaixo, do local onde está a cozinhar alimentos que contêm glúten.
  • Coloque sempre alimentos isentos de glúten em bandejas limpas e não nas prateleiras do forno.
  • Use uma torradeira diferente ou sacos para tostar de forma a proteger o pão isento de glúten.

  • Tenha pincéis culinários e gorduras para untar separados e mantenha-os claramente rotulados.
  • Alguns ingredientes frequentemente utilizados, por exemplo, sal e manteiga, podem conter migalhas de pão, por isso, considere ter dois destes produtos.
  • Ao usar um forno assistido por ventilador certifique-se de que não há derrames ou farinhas e revestimentos que possam estar contaminados com glúten.
  • Se tem uma cozinha pequena, prepare os itens do seu menú sem glúten primeiro, depois cubra-os, fechando-os completamente antes de começar a preparação de qualquer prato que contenha glúten.
  • Para alimentos isentos de glúten preparados fora do local, assegure rotulagem clara até o ponto de venda ou de consumo.
  • Certifique-se de que a sua equipa é formada nestes processos. Pode ajudar ter lembretes úteis ao redor da cozinha.