Na atualidade a Internet é o meio de pesquisa mais utilizado para encontrar informação. Apesenta-se como o lugar indicado para um Chef ou profissional de cozinha anunciar os seus serviços e as suas especialidades culinárias. A Unilever Food Solutions ajuda-o a criar a sua presença online.

Ter presença online que faça crescer o seu negócio é tão fácil como preparar uma refeição deliciosa.

Quando ouve falar de um assunto que lhe desperta o interesse costuma ir imediatamente pesquisar sobre o tema no Google? E a maior parte das vezes fá-lo através de um dispositivo móvel?

Se alguém estiver à procura na internet por um profissional de cozinha ou um estabelecimento que sirva refeições e o seu perfil ou restaurante não aparecer, tenha em conta as dicas que lhe apresentamos. 

Hoje em dia negócios que não estejam no mundo digital ficam em grande desvantagem relativamente aos seus concorrentes.

Existem várias formas do seu perfil pessoal ou do seu estabelecimento serem visíveis. Isto não significa que toda a sua comunicação tenha que ser digital, mas sim, que seja uma mistura perfeita entre comunicação online e offline. É como quando a partir de diferentes ingredientes procura o sabor ideal para um determinado prato, assim se passa na internet, para que consiga que os seus clientes o conheçam a si e ao seu estabelecimento, tem de utilizar um método semelhante.

Olhando para o exemplo da preparação de um prato, primeiro precisamos de escolher os ingredientes a utilizar. Depois temos de os juntar na combinação ideal. Por último, há o empratamento, que deve conferir ao prato uma aparência cativante e deliciosa, para que quem olhe, tenha vontade de provar.

De forma a ser mais fácil e divertido de aprender utilizaremos esta metáfora para o mundo digital.

Começamos pelos ingredientes que correspondem a todas as plataformas online da atualidade.

Em primeiro lugar existem os websites, mundialmente o meio mais utilizado por restaurantes para se darem a conhecer. No website, um estabelecimento pode indicar o seu nome, perfil e tipo de cozinha, mostrar imagens de pratos, indicar o menu disponível, apresentar o Chef de cozinha, a sua filosofia e os seus colaboradores. Possibilita, também, a exibição de fotografias de novas tendências, mostrar pratos de receitas sazonais, indicar onde o restaurante se localiza e a possibilidade do cliente efetuar reservas.

Depois temos as redes sociais, tópico extenso, sobre o qual faremos um resumo do que consideramos serem os "ingredientes" essenciais para a construção de uma estratégia de comunicação online. 

O Facebook é a rede mais popular e com maior número de utilizadores a interagirem diariamente, o que por si só poderia permitir chegarmos a mais pessoas. Contudo, com as últimas alterações que o Facebook fez ao seu algoritmo, o conteúdo publicado por marcas para continuar a ter alcance, tem de passar a ser menos comercial e mais inspiracional. Mesmo assim,  como o negócio de um Chef é alimentação, esta mudança poderá não causar grande impacto.

O Instagram é a rede preferida dos restaurantes e Chefs de cozinha que partilham fotos de alimentos e criam e seguem tendências como a "foodporn", "Rawfood", "Sushi donuts", entre outras. É uma rede direcionada à publicação de conteúdo esteticamente apelativo. Artistas, fotógrafos, arquitetos e modelos utilizam a plataforma como forma de divulgar o seu trabalho, sendo por isso, a rede ideal para a apresentação de pratos de alta cozinha e para a exibição das melhores e mais criativas criações de um Chef.

Ainda nos ingredientes, temos a fase da sua combinação, ou seja, da junção dos vários meios de comunicação e de como os usar de forma eficaz. Recomendamos que sejam usados 2, o website e as redes sociais. Para resultados mais rápidos podemos sempre investir monetariamente, tanto na divulgação do website, como na divulgação do que publicamos nas redes sociais. Tanto o Facebook, como o Instagram permitem-no e mesmo tratando-se de um processo um pouco complexo, com o aconselhamento e tutoriais certos, é possivel aprender.

Em relação ao website, a visibilidade é possível através do Google. Consiste em pagarmos para o endereço do nosso website ser dos primeiros a aparecer nas pesquisas dos utilizadores. Por exemplo, se o restaurante é de comida vegetariana, estas 2 palavras e talvez, também, a palavra restaurantes, serão as palavras de pesquisa que teremos de pagar para que o nosso website apareça quando estas palavras são pesquisadas pelas pessoas.

Por último, chegamos à fase final do nosso plano de presença online, o empratamento.

Nesta etapa, o mais importante é o conteúdo. Aquilo que vamos publicar para que as pessoas nos vejam e queiram conhecer melhor. Consiste naquilo que fará com que o cliente nos escolha a nós em detrimento de outros estabelecimentos. Devido à sua importância, é essencial que desde o início seja definido aquilo que iremos partilhar, pois tal como quando preparamos um prato, aquilo que o consumidor verá, será o que pesará na sua escolha.

Como é do conhecimento de qualquer Chef de cozinha, um estalecimento que prepara refeições tem de estar constantemente a reinventar-se. Manter-se atualizado, inovar e ter atenção à qualidade oferecida, tanto em relação a alimentos como à equipa de sala são fatores fundamentais de sucesso. Mesmo que tenhamos todos os "ingredientes", se os clientes não tiverem uma opinião positiva do serviço prestado, de nada serve os pontos mencionados em cima. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que o ajude a implementar uma presença online de sucesso.

Fontes:

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