Menu
Pontos

A festa do amor, das crianças e das famílas está à porta: de S. Martinho a S. Nicolau até à estação do advento, a expectativa e o entusiasmo aumentam. As pessoas olham para este período como uma oportunidade de reflexão, de conhecer, e acarinhar os outros. Aproveite estas últimas semanas do ano para tornar o seu negócio lucrativo, oferecendo aos seus convidados momentos de paz, alegria e prazer.

Em planear é que está o ganho

Com um bom planeamento, cálculo e organização, pode tornar a época natalícia muito rentável, tanto para si, como para os seus convidados. Veja as nossas sugestões.

chef a preparar o perú de natal

·  A partir de Outubro: Faça um planeamento de marketing, menú e coordenação de equipa. Pense também nas semanas de férias e na véspera de Ano Novo!

·  Limite a Oferta: Mantenha o seu cartão com cerca de três menus de Natal a um preço fixo acessível. Pense também em vegetarianos e em intolerantes ao glúten. Tenha uma maior margem de lucro, com cocktails de Natal ou mocktails (sem álcool);

·  Aceite Reservas: Ainda que não o faça habitualmente. Tenha cuidado para não fazer overbooking! Tenha em consideração taxas de cancelamento ou adiantamentos para ter mais segurança no planeamento;

·  Marketing de Natal Antecipado: Coloque displays na mesa, quadros-negros, posts nas redes sociais, emails e convites pessoais para clientes regulares a indicar promoções, reservas ou a promover o menú. Ofereça cupons como presente de Natal;

·  Recrute Antecipadamente: Veja o mais cedo possível com a sua equipa o mapa de férias e recrute pessoas caso seja necessário. Prepare esta ajuda temporária mais cedo!

·  Motivação do Funcionário: Um bom funcionário, amigável e resistente ao stress é a coisa mais importante nestes dias. Mantenha os funcionários motivados, com subsídios de férias, valorização pessoal, ou envolvimento no planeamento.

 

Magia de Natal

Crie uma boa atmosfera

Uma atmosfera festiva de inverno no seu estabelecimento trará confiança, solenidade e convida os seus convidados a ficarem e desfrutarem. Com um pouco de decoração e um talento especial para a música e luz.

 

Luz e ambiente

Com velas, luzes de fadas e iluminação indireta, cria uma atmosfera agradável. À noite pode ter um ambiente mais escuro que duranta o dia, mas cuidado para se puder ler o menú em condições.

 

Música

Uma música de fundo subtil mantém a atmosfera desejada na sala de jantar. Nem sempre necessita de ser uma música natalícia, dependendo do estilo do seu estabelecimento, poderá optar por uma música clássica leve, jazz descontraído ou instrumentais.

 

 

Decoração e Tendências

Mantenha a sua imagem e apresente-se como criativo, elegante e moderno! Ideias de decoração de moda, como a nova naturalidade podem ser adaptadas às suas opções e à aparência da sua casa. Dica: mantenha o esforço pequeno – o imperfeito é um dispositivo estilístico moderno.

 

 

objetos decorativos em cima de mesa de natal
copo vermelho e decorações de natal
mãos de pessoa a tocarem piano
pratos em cima da mesa da ceia de natal
objetos decorativos de natal
garrafas decorativas no chão
pinhas e objetos de decoracão de natal

Um acessório no papel principal

As pinhas estão na moda, sejam elas naturais ou mergulhadas em glitter, como um coroa de flores, numa cesta ou presentes no cardápio.

 

    

Desperdiçar? É tudo uma questão de opinião!

Upcycling tem tudo a ver com revitalizar o que está prestes a mandar fora. Garrafas, latas e rolhas da sua cozinha podem dar excelentes elementos decorativos.

 

 

 

Lembre-se:

Decore os utensílios de mesa numa bandeja, de forma a facilitar a limpeza. Mantenha a decoração prática, onde apenas precisa de trocar acessórios na véspera de Ano Novo, por exemplo, estrelas contra pompons e confetis.