Menu
Pontos

Capítulo 1. Metodologia da Análise de Perigos e Pontos de Controlo Críticos (HACCP) 

Empenhada na segurança alimentar, a Unilever Food Solutions apresenta-lhe um guia de higiene simples que oferece soluções úteis e profissionais para manter a cozinha limpa e segura. Este primeiro capítulo apresenta-lhe o HACCP, um plano para o ajudar a organizar o seu negócio para o tornar mais eficiente. 

Capítulo 2. Condições básicas de HACCP

Este capítulo apresenta-lhe a metodologia e os cinco princípios do HACCP. Deixe-se orientar através de uma aprendizagem passo a passo para identificar problemas antes que estes possam conduzir a problemas mais graves. Reconheça os quatro perigos para a segurança, veja exemplos de monitorização e melhore o ambiente do seu local de trabalho. 

Capítulo 3. Reduzir a complexidade 

Aprenda a reduzir a complexidade dos processos na sua cozinha para criar um ambiente de trabalho eficiente e onde é fácil trabalhar. 

Capítulo 4. Higiene pessoal

Receba notas de orientação sobre a importância crítica da higiene pessoal na cozinha. Aumente a segurança, abordando a higiene pessoal e o uniforme para o local de trabalho, o equipamento e os utensílios. 

Receção de entregas 

Este capítulo aborda a seleção de um fornecedor adequado que cumpra os seus requisitos. Evite riscos desnecessários e garanta a segurança e proteção geral do seu negócio. Saiba como reconhecer e rever corretamente os melhores fornecedores e as suas condições. 

Capítulo 6. Conservação 

A conservação correta dos produtos é essencial para garantir a segurança dos seus clientes, ao mesmo tempo que fornece soluções económicas para a sua empresa. Evite erros, melhore a comunicação e compreenda os requisitos de conservação exclusivos de cada produto. 

Capítulo 7. Preparação 

O tempo de preparação é extremamente importante para a segurança alimentar. Este capítulo apresenta as melhores dicas para preparar os alimentos corretamente, incluindo fritar, descongelar e cortar. Compreender os riscos envolvidos e a melhor forma de os evitar. 

Capítulo 8. Regeneração 

Saiba como proteger os alimentos cozinhados antes do serviço, para que os alimentos cheguem aos clientes o mais frescos e seguros possível. 

Capítulo 9. Serviço 

Certifique-se de que os cuidados na preparação continuam ao servir e empratar os alimentos. Receba conselhos profissionais sobre como tratar os alimentos de um buffet e cumprir os padrões de saúde.

 

Capítulo 10. Após o serviço 

Compreenda como garantir que as normas de segurança alimentar são cumpridas mesmo após o serviço, incentivando o seu pessoal a limpar adequadamente ao mesmo tempo que agiliza o dia seguinte.

Capítulo 11. Remoção de resíduos

Há sempre muitos resíduos acumulados após o serviço. Tenha em consideração estas diretrizes úteis para se certificar de que os resíduos são removidos e eliminados de forma tão higiénica quanto possível para evitar bactérias nocivas.

Capítulo 12. Limpeza e manutenção 

Estes passos simples ajudá-lo-ão a compreender as ações de limpeza e manutenção de alta prioridade na segurança alimentar. Estas sugestões permitem-lhe, a si e aos seus funcionários, certificar-se de que está a limpar e a cuidar corretamente do seu ambiente. 

Capítulo 13. Folha de registo semanal

Certifique-se de que as informações principais estão a ser comunicadas e registadas e que os procedimentos de segurança estão a ser seguidos de forma eficiente. Este capítulo ajudá-lo-á a realizar as verificações vitais que deve registar.

Capítulo 14. Conclusão

A segurança dos alimentos é essencial para o sucesso de qualquer estabelecimento alimentar; no entanto, sabemos que é um grande desafio. Por isso, estamos empenhados em ser uma ferramenta adequada para o ajudar a si e à sua equipa através deste desafio.