50 Ingredientes para Pessoas e um Planeta mais Saudáveis | Unilever Food Solutions
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Melhor para os seus pratos, para os seus clientes e para o mundo que partilhamos.

O mundo atravessa um desafio sem precedentes. Com a expectativa da população mundial atingir um total de 9 mil milhões até 2050, o planeta será, cada vez mais, pressionado para produzir alimentos suficientes. É necessária a transformação do sistema alimentar mundial para que o mesmo se torne mais sustentável. Atualmente dependemos de uma pequena variedade de alimentos que impactam negativamente a nossa saúde e a do nosso planeta.  

Uma dieta monótona ameaça a resiliência do nosso sistema alimentar, criando um limite nos alimentos que podemos consumir. 

Desde 1900, 75% da diversidade nas plantações agrícolas foi extinta. 

Knorr Profissional e a WWF-UK partilham a ambição de conduzir a mudança e, por esse motivo, em parceria com o Dr. Adam Drewnowski, Diretor do Centro de Saúde e Nutrição na Universidade de Washington, colaboraram na criação do relatório dos 50 Ingredientes do Futuro. Num mundo repleto de recomendações e pressões do que evitar comer, queremos providenciar uma maior variedade de ingredientes para uma escolha mais diversificada de aliementos por parte da população. Por este motivo, identificámos 50 ingredientes que devíamos consumir em maior quantidade, por serem ricos em nutrientes, causar um menor impacto no nosso planeta, quando comparados com alimentos de origem animal, são de baixo custo, acessíveis e sabem bem.

Algas

As algas podem ser ricas em proteína e têm um sabor umami parecido com o da carne, o que faz delas um potencial substituto para a carne.

  • Alga Erva-patinha-castanha
  • Alga Wakame
Frutas e Vegetais

Vegetais-fruta são normalmente confundidos com vegetais e consumidos como tal. Na verdade, são mais doces e muitas vezes contêm uma maior quantidade de hidratos de carbono e água.

  • Flor de abobrinha
  • Quiabo
  • Tomate-laranja
Cato

Os catos comestíveis fazem há muito tempo parte da cozinha mexicana. Os deliciosos e suculentos caules mais jovens, geralmente conhecidos por nopales, são a parte mais utilizada em receitas. 

  • Nopales
Cereais

Os cereais têm sido o componente principal de inúmeras dietas há milhares de anos e, por esse motivo, têm um papel vital na civilização humana.

  • Amaranto
  • Trigo Sarraceno
  • Milho Miúdo Indiano
  • Fonio
  • Trigo Khorasan (Kamut)
  • Quinoa
  • Espelta
  • Teff
  • Arroz Selvagem
Feijões e Leguminosas

Os Feijões e Leguminosas são consumidos em diversos pratos por todo o mundo. O seu sabor suave e a textura semelhante à carne faz destes ingredientes um excelente substituto da carne em guizados, sopas e molhos. 

  • Feijão Adzuki
  • Feijão Preto
  • Bambara groundnut
  • Feijão Frade
  • Lentilhas
  • Grão Marama
  • Feijão Mungo
  • Grãos de Soja
  • Favas
Folhas Verdes

As Folhas Verdes contêm fibras dietéticas, inúmeras vitaminas e minerais, são baixas em calorias, e têm diversos benefícios para a saúde associados.

  • Folhas de Beterraba
  • Broccoli rabe
  • Couve Kale
  • Moringa
  • Pak choi (Acelga Chinesa)
  • Folhas de Abóbora
  • Repolho Roxo
  • Espinafres
  • Agrião
Cogumelos

A textura e gosto Umâmi dos cogumelos tornam este ingrediente numa saborosa adição ao prato, ideal para substituir a carne.

  • Cogumelos Enoki
  • Cogumelo Maitake
  • Cogumelo Míscaro
Frutos Secos e Sementes

Frutos Secos e Sementes são utilizados em inúmeras cozinhas no mundo, estas pequenas plantas em estado de embrião podem ser consumidas  sozinhas, como um lanche, ou como forma de adicionar sabor e crocância em saladas, sopas e sobremesas. 

  • Sementes de Linhaça
  • Sementes de Câmanho
  • Sementes de Sésamo
  • Nozes
Raízes Vegetais

As Raízes de vegetais são a parte crocante e colorida que se encontra enterrada na base das plantas consumidas como vegetais. 

  • Escorcioneira
  • Raiz de Salsa
  • Rabanete Branco
Rebentos

Os Rebentos são um delicioso acompanhamento quando temperados com um molho leve ou até nas sopas, saladas ou sanduíches para dar uma textura crocante.

  • Rebento de Alfafa
  • Rebento de Feijão Vermelho
  • Rebento de Grão de Bico
Tubérculos

Tubérculos podem ser consumidos de diversas formas, tais como, cozidos, assados ou até como um doce.

  • Raiz de Lotus
  • Inhame da Índia
  • Jicama
  • Batata Doce Cilembu