Pêssego

Pêssego

Dica do Chef: Em utilizações de pastelaria devemos escaldar o  pêssego afim de ser mais fácil retirar a pele de modo homogéneo.

Escolher bem: Ao comprar o pêssego, este deve estar maduro, perfumado, com uma pele fina, colorida e isenta de manchas castanhas.

Dicas de Conservação:

À temperatura ambiente: para que possam amadurecer mais rapidamente. Quando maduros, consuma entre 1 a 2 dias.

No frigorífico: duram cerca de 7 dias.

Não os coloque no congelador.

Curiosidades:

Originário da China, o pêssego foi desde sempre muito apreciado como fruto de mesa e utilizado em sobremesas delicadas.

Fruto de pele aveludada, com polpa suculenta e perfumada, fornece 52cal por 100gr e é rico em Potássio.

Serve essencialmente para pastelaria em tartes, empadas, gelados e em calda também podendo entrar na preparação de licores, e aguardentes.

Beldroegas

Beldroegas

Dica do Chef:  Experimente fazer um pesto com beldroegas.

Escolher bem: Devem apresentar um aspeto viçoso com as folhas e caules rijos. Se estiverem murchas ou flácidas, significa que foram mal conservadas ou colhidas há muito tempo, e por isso perdem água. Tenha ainda atenção às folhas. Não escolha folhas pretas, manchadas ou sujas.

Dicas de conservação:

No frigorífico: protegidas num saco de plástico ou num recipiente tapado, podem durar até cerca de 3 dias.

Curiosidades:

Planta vivaz originária da Índia, são consideradas por muitos uma erva daninha, mas constituem uma das maiores fontes vegetais de ácidos gordos ómega-3, podendo contribuir, a par de uma alimentação saudável, para um menor risco de doença cardiovascular, dotando a beldroega de uma elevada riqueza nutricional.

Com um sabor ligeiramente ácido, a beldroega consiste em caules com pequenas folhas viçosas e suculentas podendo esta ser totalmente consumida.

Seja a cru em saladas ou mesmo em sopas neste caso cozinhada é um ótimo substituta do agrião.

Feijão

Feijão

Dica do Chef: Numa confeção de feijão seco, depois de hidratar e cozer, aproveite a calda para espessar a feijoada ou mesmo um arroz de feijão

Dica do Chef: Só coloque sal no feijão depois do mesmo estar cozido.

Escolher bem: Compre as vagens inteiras, com um tom verde uniforme e sem manchas escuras. Opte sempre que possível por comprar vagens onde não se notem os grãos no interior da vagem, o que demonstra ser mais tenro.

Dicas de Conservação:

À temperatura ambiente: durante 2 a 3 dias.

No frigorífico: até cerca de uma semana.

Curiosidades:

Leguminosa de que se comem os grãos, secos ou frescos, mas sempre cozinhados. Originário da América o feijão apareceu na Europa no séc. XIV.

No decorrer dos séculos foram aparecendo diferentes variedades de feijão, assim como o feijão verde.

Os feijões são muito nutritivos (300cal por 100gr), mais ricos em proteína do que a carne.

Vendidos frescos ou secos os feijões depois de cozidos servem como guarnição de saladas, puré, complementos de arroz e pratos tradicionais portugueses.

 

Meloa

Meloa

Dica do Chef:  Escolher uma meloa não deve ser um trabalho difícil, antes pelo contrário, segure numa meloa, toque numa das extremidades e sinta que está madura, de seguida cheire. Caso cheire a meloa está pronta a ser consumida.

Escolher bem: Quando estão maduras, tornam-se mais pesadas e as extremidades amolecem. Quanto mais intenso for o seu aroma, mais madura a meloa se encontra.

Dicas de conservação:

À temperatura ambiente: num local fresco e escuro, até 7 dias.

No frigorífico: dura entre 1 e 2 semanas. Após ser cortada coloque no frigorífico numa caixa de plástico fechada, entre 1 a 3 dias.

Curiosidades:

Originária da Ásia, a meloa é um fruto arredondado, pertencente a uma planta trepadeira, de casca verde amarelada cuja polpa é sumarenta, doce e perfumada.

Existem dois tipos de meloa, a Galia e a Catalupe. As grandes diferenças entre as duas é na polpa, a Catalupe tem polpa cor de laranja e nas texturas da polpa a Galia é mais firme.

Ótima sobremesa comida a cru mas tambem numa entrada, tem poucas calorias (30cal por 100gr).

Gelados e granizados são também onde este fruto fresco de verão entra.