Este é um serviço disponibilizado pela Unilever FIMA, Lda. através da sua unidade Unilever Food Solutions, sendo os preços de venda recomendados em ufs.com meramente indicativos. Os Distribuidores serão sempre livres de praticar os preços que entenderem, no âmbito das negociações e acordos com os seus clientes
Descubra os vegetais e frutas do mês de outubro!
Dica do Chef: Experimente saltear ligeiramente o miolo da avelã e note que o sabor libertado pela avelã é bastante superior. Na gordura por ela libertada podem ser fritos alguns dos ingredientes da confeção onde a mesma vai ser utilizada.
Escolher bem: Escolha avelãs com casca inteira, sem furos e que não façam ruídos quando agitadas, o que significa que têm uma boa proporção entre o miolo e a casca.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente: num local seco e ao abrigo da luz.
No frigorífico: num recipiente fechado hermeticamente.
Curiosidades:
A cultura aveleira é feita sobretudo nos países mediterrânicos, sendo que em Portugal as principais regiões produtoras são a Beira Litoral e Interior e Trás-os-Montes.
Dica do Chef: Farto de fazer marmelada e geleia? Já pensou em aproveitar os melhores marmelos para acompanhar os seus pratos de carne em substitução dos legumes? Ouse fazer diferente!
Escolher bem: Sem nódoas escuras, com "carne" consistente e sem amassadelas. Deve ter-se atenção ao grau de rigidez, pois é um fruto que deve estar ligeiramente rijo.
Dicas de conservação:
No frigorífico: podem durar até uma semana, depois de maduros.
Curiosidades:
O marmelo é um fruto com uma polpa muito rija e amarga. Devido a estes fatores é um dos poucos frutos comestíveis que não se consome crus. As flores do marmeleiro são comestíveis, utilize-as nas suas receitas para dar um sabor diferenciador e aproveite-as também para dar um aspeto diferente ao prato.
Dica do Chef: Da cenoura tudo conhecemos! Considerada legume aromático, podemos, e devemos, utilizar a casca para enriquecer caldos. Descasque com descascador de legumes para um maior rendimento.
Escolher bem: Dê preferência às que estão bem formadas, com uma cor viva, pele suave e tamanho mediano. Opte pelas mais pequenas se for cozinhar inteiras ou pelas mais grossas se as for utilizar na sopa.
Dicas de conservação:
No frigorífico: em saco fechado até 2 semanas.
Curiosidades:
Pobre em calorias, destaca-se pela quantidade de vitamina A e carotenos que oferecem, sendo por isso benéficas para a pele e para os olhos.
Dica do Chef: Para manter toda a cor e sabor, coza-os a vapor. Pouco utilizados crus, experimente cortar em juliana grossa e servir numa salada. Diferente e delicioso!
Escolher bem: Opte pelos que têm folhas verde-escuras, brilhantes, lisas e viçosas.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente: cerca de um dia.
No frigorífico: num saco de plástico perfurado, durante 4 a 5 dias.
Curiosidades:
Com baixo valor energético, os espinafres são ricos em vitaminas e minerais. Por conterem ácido oxálico não se recomendam a pessoas com artrite, gota e cálculos renais.