Este é um serviço disponibilizado pela Unilever FIMA, Lda. através da sua unidade Unilever Food Solutions, sendo os preços de venda recomendados em ufs.com meramente indicativos. Os Distribuidores serão sempre livres de praticar os preços que entenderem, no âmbito das negociações e acordos com os seus clientes
Saiba como gerir o rendimento de forma a reduzir custos e ganhar lucro.
O rendimento pode ser representado pela porção servida ou vendida a restaurantes. Os fatores que afetam o rendimento, mencionados no tópico 2, são CC, PC e PPS. A gestão destas variáveis contribui para a maximização da percentagem de rendimento, isto é, ajuda a reduzir custos e a aumentar lucros.
3 fórmulas que contribuem para uma gestão de rendimento mais eficaz:
A percentagem de rendimento também conhecida por PR% é a quantidade de ingredientes disponível sobre a quantidade originalmente comprada. Para calcular a PR% será relevante estar familiarizado com o método de confeção que oferece o maior rendimento à sua cozinha.
Percentagem de rendimento = IC/MC
MC – Peso dos ingredientes no momento de compra
IC – Peso dos ingredientes comestíveis (após retirados os ossos, a sujidade, etc)
Exemplo:
Um peixe de 500g (MC) foi arranjado. O peso das espinhas e pele retirada representa 100g. Resta um total de 400g (IC) de peixe para servir. Isto significa que 80% do peso original poderá ser servido a clientes. Uma elevada percentagem de rendimento (PR) significa que uma menor quantidade de comida foi desperdiçada.
Percentagem de rendimento: 400g (IC) / 500g (MC) = 80% (PR%)
Percentagem de rendimento = IC/MC
MC – Peso dos ingredientes no momento de compra
IC – Peso dos ingredientes comestíveis (após retirados os ossos, a terra, etc.)
Exemplo:
400g de filetes de peixe foi cozinhado a vapor utilizando dois métodos diferentes:
O Método B teve um maior percentual de rendimento com um menor custo, ou seja, esta será a melhor forma de cozinhar o peixe.
A percentagem de rendimento (PR%) é o percentual de produto comestível excluindo todo o desperdício inerente ao mesmo (peles, ossos, tipo de cozedura, etc.).
O PR% é influenciado por:
Maximizar a eficiência de recursos humanos não passa apenas por contratar o número certo de colaboradores. Será essencial contratar as pessoas corretas para a função, treiná-las e mantê-las de forma a evitar elevada rotação.
Apesar do fator personalidade ser relevante, qualificação e experiência são também aspetos fundamentais no reconhecimento de um membro a contratar: