Este é um serviço disponibilizado pela Unilever FIMA, Lda. através da sua unidade Unilever Food Solutions, sendo os preços de venda recomendados em ufs.com meramente indicativos. Os Distribuidores serão sempre livres de praticar os preços que entenderem, no âmbito das negociações e acordos com os seus clientes
Conservar os alimentos e melhorar a sua textura, sabor ou aparência
Conheça alguns dos aditivos alimentares autorizados, de acordo com a Legislação Europeia.
Os alimentos são, de uma forma geral, muito sensíveis ao transporte e às oscilações de temperatura, o seu aspeto altera-se com facilidade e a sua degradação é rápida.
Desde há séculos que o homem encontrou forma de contornar alguns destes problemas, usando por exemplo o sal para conservar as carnes e os peixes (o presunto é um exemplo muito comum nos dias de hoje) ou o vinagre, como nos “pickles” que todos conhecemos. Com o desenvolvimento da indústria alimentar, na segunda metade do século XX, foram progressivamente identificadas novas substâncias capazes de preservar a aparência dos alimentos e manter ou modificar o seu sabor, muitas delas de origem natural.
Tornou-se assim possível a produção de produtos alimentares em larga escala e o seu transporte através de grandes distâncias, assegurando que chegam ao consumidor com o aspeto e a qualidade muito próximos dos de origem.
Para segurança dos consumidores, todos os aditivos utilizados na produção alimentar foram aprovados pela Comissão Europeia, após submetidos a rigorosos testes que confirmam a sua segurança para a saúde, sendo obrigatoriamente discriminados nas embalagens.