Cerejas

Cerejas

Dica do Chef: Aproveite os pés das cerejas para fazer uma deliciosa infusão! Experimente!

O fruto pode ser utilizado em compotas, doces e licores.

Escolher bem: Firmeza, cor e brilho revelam a sua qualidade. Deve ser carnuda e é fundamental que esteja limpa. Uma cereja mais madura, é mais pesada e doce. Evite as cerejas moles, pegajosas, engelhadas, rachadas e podres.

Dicas de conservação:

No frigorifico: coloque-as na zona mais fria. Duram cerca de 3 a 5 dias.

No congelador: seque-as num tabuleiro, antes de as congelar e coloque-as em sacos de plástico. Duram cerca de 8 meses.

Curiosidades:

Uma importante fonte de antioxidantes, a cereja é um fruto bastante apreciado em Portugal, rico em fibra, cálcio, ferro e vitamina C. Graças ao seu elevado teor em água, a cereja é ainda diurética e essencial para uma alimentação equilibrada.

Mirtilos

Mirtilos

Dica do Chef: Podem ser utilizados frescos ou congelados. Aproveite para fazer deliciosas tartes, gelados, sorbets e licores. Os mirtilos podem ser usados de formas tão distintas como guisados de carne ou até para aromatizar vinhos.

Escolher bem: Compre sempre os mais firmes, sem textura mole e com uma cor brilhante. Evite sinais de degradação e cheiro a mofo.

Se comprar mirtilos embalados, veja se existe acumulação de líquidos, bolor ou algum outro sinal de degradação.

Dicas de Conservação:

No frigorífico: colocar na zona mais fria. Duram cerca de 7 dias. 

Curiosidades:

Rico em antioxidantes, vitamina C, A e E, os mirtilos são ainda uma fonte importante de cálcio, fibra e potássio.

Pepino

Pepino

Dica do Chef: Uma técnica para tornar o pepino mais digestivo e menos amargo é retirar parte da água, cortando-o e adicionando sal grosso, que posteriormente é retirado com água fria corrente. Experimente retirar a casca pois esta transmite um sabor amargo.

Escolher bem: Escolha sempre os que estão mais rijos, com um verde intenso e sem vestígios de degradação. Evite os que estão moles nas pontas, ou os que estão mais flexíveis, pois significa que já perderam água.

Dicas de conservação:

Á temperatura ambiente: não os deixe expostos ao ar livre, e em espaços quentes. Perdem água e apodrecem muito mais rapidamente.

No frigorífico: coloque dentro de um saco de plástico fechado. Duram entre 3 a 4 dias.

No congelador: não podem ser congelados abaixo dos -8ºC.

Curiosidades:

Muito rico em água e potássio e de baixo valor calórico, tem propriedades únicas diuréticas, sendo bastante usado em saladas e, por vezes, para conserva.

Nabo

Nabo

Dica do Chef: Para que o Nabo não escureça quando cozinhado deve ser descascado, retirando a casca grossa. Os nabos pequenos podem ser somente escovados e cozinhados.

Escolher bem: Procure os nabos de tamanho pequeno a médio, com aspeto limpo e sem defeitos.

Dicas de Conservação:

No frigorífico: coloque-os dentro de um saco de plástico perfurado. Duram até cerca de 1 mês.

Curiosidades:

Ricos em água, potássio e vitamina C, os nabos podem-se consumir crus (em saladas) ou cozidos. O seu sabor leve torna o nabo um alimento ideal para sopas, cremes ou purés. Pode acompanhar peixes, arroz e outros legumes.

Morango

Morango

Dica do Chef: Os morangos podem ser aproveitados de diversas formas. Podendo ser consumidos desde frescos, em sobremesas diversas, compotas servindo também para infusões quentes ou mesmo vinagres e licores.

Escolher bem: Os morangos rijos e de tom vermelho forte podem não ser os mais saborosos. Evite frutos demasiado grandes, baços ou com manchas. Um morango que apresenta brilho indica frescura e riqueza em água. Se o morango tiver um cálice verde e viçoso é fresco.

Dicas de Conservação:

No frigorífico: até 3 dias, com filme plástico ou num recipiente fechado para não perder água.

Curiosidades:

É um fruto típico do verão. O que encontramos à venda pode pertencer a diversas variedades. Entre as mais comuns, destacam-se a Camarosa, a Oso Grande, a Chandler e a Tudla.

Pouco calórico, possui vários minerais, como ferro e potássio, e vitaminas, como a C e ácido fólico (vitamina B9). 

Para desfrutar do seu aroma e sabor, consuma os morangos pouco frios e sem açúcar. Os morangos são utilizados em diversos doces. Escolha para as compotas os mais consistentes.