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O mercado de entrega ao domicílio está a crescer rapidamente e pode ser uma fonte de crescimento promissora para restaurantes. Mas como começar? Os Chefs Unilever Food Solutions partilham consigo 5 aspetos a ter em consideração para tirar o maior proveito desta nova oportunidade. 

Serviços de entrega ao domicílio

1. Conseguirá fazer lucro suficiente?

Depois de retiradas as comissões dos serviços de entrega ao domicílio, a sua margem poderá ser entre 5% a 20%. Por exemplo, por uma refeição de 10€, poderá ganhar cerca de 2€ de lucro. Para ter um lucro atrativo, terá que aumentar o volume de vendas.

A maioria dos parceiros de entrega permite que aumente os seus preços no menu para entrega. Além das comissões, este aumento também servirá para compensar os custos adicionais, como embalagens para acondicionar os pratos, talheres descartáveis, guardanapos, etc.

2. Com que serviços de entrega fazer parceria?

Os nossos Chefs aconselham a fazer parceria com mais do que um serviço de entrega ao domicílio.

Assim que se inscreve na plataforma de um parceiro, pode levar até 3 meses até o seu restaurante ser verificado e aparecer na aplicação. Por isso, em vez de apostar em apenas um parceiro, espalhe a sua sorte e inscreva o seu estabelecimento em mais do que um serviço de entrega.

"A maioria dos parceiros de entrega permite que aumente os seus preços no menu para entrega.”

3. Os seus pratos estão prontos para entrega ao domicílio?

Nem todos os pratos aguentam bem a viagem. Os nossos Chefs aconselham evitar a entrega de pratos como massas e bifes. Em vez disso, recomendam a entrega de pratos como assados e estufados.

A embalagem também contribui para a qualidade do prato entregue. Por exemplo, experimente utilizar caixas bem seladas e com compartimentos. Assim, cada elemento do prato fica separado para evitar que fiquem demasiado misturados e percam qualidades.

4. A sua cozinha consegue receber um número maior de pedidos de forma eficiente?

Da mesma forma que os pedidos no restaurante, os pedidos para entrega podem ser imprevisíveis. Quando é feito um pedido, o estafeta demorará normalmente 10-15 minutos a chegar ao seu estabelecimento. A melhor forma de gerir muitos pedidos para entrega é criar pratos que têm apenas 2-3 passos e que podem ser preparados em 10 minutos.

Desta forma, todos os pratos no menu de entrega são criados especificamente para serem preparados em 10 minutos ou menos. Recorra sempre à mise-en-place e prepare com antecedência elementos como carnes assadas, purés e saladas.

Cada elemento da equipa deve também ser responsável por uma tarefa específica de cada pedido, o que ajudará a equipa toda a ser eficiente na operação.

Pessoa a embalar refeições
Pessoa a procurar serviços de entrega ao domicílio

5. Como publicitar que o seu estabelecimento tem a opção de entrega em casa?

De acordo com os nossos Chefs, uma estratégia é oferecer o custo da entrega aos seus clientes, absorvendo uma percentagem do custo da entrega, em parceria com o serviço de entrega. Assim, terá prioridade de visibilidade nas plataformas.

Experimente também listar o seu estabelecimento em mais do que uma categoria ou tipo de cozinha. Isto irá potenciar a sua atratividade para diversos tipos de clientes.

Publique novidades e promoções nas redes sociais do seu estabelecimento, ou experimente distribuir panfletos na zona à volta do estabelecimento. Garanta que o faz apenas nas zonas acessíveis pelos serviços de entrega.

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