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Pontos

A boa notícia é que o consumo de Redes Sociais e interação estão com valores muito positivos e crescentes, uma vez que muitos consumidores estão em casa colados aos seus dispositivos.

Certifique-se Dos Básicos

É importante garantir que os básicos estão presentes. Se está bem posicionado nas Redes Sociais então ótimo! Navegue por esta página para conselhos e direções sobre como gerar mais interação. 

Se não está tão familiarizado com as particularidades de trabalhar as principais Redes Sociais, ou até questiona qual a sua utilidade, estamos aqui para si! 

Porque deve utilizar as Redes Sociais?

  • Porque não?! Estão diariamente mais de mil milhões de pessoas presentes no Facebook, que fazem partilhas, publicações e gostos em todo o tipo de conteúdos.
  • Desde capturar os seus pratos a partilhar críticas/opiniões, os consumidores são fortes embaixadores das marcas nas Redes. Se deseja crescer a base de clientes no seu estabelecimento, as Redes Sociais oferecem a possibilidade de alcançar uma enorme quantidade de potenciais consumidores.

Facebook, Instagram e Twitter: Como posso tirar o máximo proveito de cada plataforma?

  • Primeiro será útil começar por questionar se compensa estar presente nas três Redes Sociais ao mesmo tempo que gere um negócio. Tem recursos suficientes para gerir e atualizar as três plataformas? Se não tiver, dê prioridade a uma ou duas, dependendo do tipo de conteúdo que está a pensar publicar, do tipo de audiência que deseja atingir e os objetivos do seu negócio.
  • Tire tempo para perceber cada plataforma e adaptar o seu conteúdo ao tipo de Rede Social, utilizando o tipo de linguagem e tom de discurso adequados. O Facebook é geralmente mais informal e informativo, para o Instagram é aconselhado o uso de imagens fortes e hashtags e no Twitter seja sucinto.
  • Visite o nosso guia para mais indicações sobre Redes Sociais.

Partilhe O Seu Protocolo de Segurança Como Forma De Transmitir Confiança Aos Clientes 

No âmbito de comer e beber fora de casa, os clientes procuram compromissos de segurança e cuidados para com a comunidade, por parte dos estabelecimentos. Invista na construção de uma relação forte com consumidores através das Redes Sociais, de forma a garantir que o seu negócio é o primeiro a ser considerado no momento em que o cliente se aventura numa ida a jantar fora. 

Após assegurar a saúde e segurança do seu estabelecimento e da sua equipa, o próximo passo deve passar por ser criativo e desenvolver um plano de relação com consumidores: 

  • Demonstre aos seus clientes que está comprometido em minimizar a disseminação do vírus ao aderir a orientações de limpeza e higienização. Os consumidores têm de ver um compromisso claro do estabelecimento para garantir a sua segurança.
  • De forma a aderir ao distanciamento social necessário, será provável ter de retirar alguma mobília do estabelecimento. Comunique esta alteração da forma mais positiva possível e partilhe imagens e vídeos de forma a apresentar aos seus consumidores as alterações feitas na sala. 

Não Se Esqueça Da Comida

Pode estar a competir com inúmeros serviços diferentes tais como takeaway, entregas ao domicílio ou até mesmo serviços mais comuns de sala, por isso, certifique-se que tem imagens apelativas e atrativas para os clientes:

  • Os clientes que optam por encomendar de restaurantes para casa querem geralmente ter a experiência de comida com qualidade de restaurante no conforto de sua casa, por isso se divulga este serviço nas redes sociais publique imagens apelativas e que traduzam a experiência vivida.
  • Mantenha o estilo do seu estabelecimento - evite transmitir algo que não é - mas garanta qualidade fotográfica mantendo-se fiel ao seu estilo. Encontre algumas dicas para fotografias gastronómicas aqui.

 

Publicação no Instagram de refeição take away

Tire partido do UGC

À medida que os clientes regressam aos estabelecimentos, pense como podem estes tornar-se embaixadores e divulgar o espaço de forma a gerar mais tráfego para o restaurante:

  • Críticas via Redes Sociais devem ser encorajadas e podem tomar um papel muito importante na conversão de clientes. Ter simplesmente uma página de Facebook pode incentivar os clientes mais regulares a recomendar o seu estabelecimento a amigos e conhecidos.
  • Porque não tornar num hábito semanal a avaliação das críticas ao seu estabelecimento e fazer a respetiva partilha na sua página? Pode ficar surpreendido com a qualidade de algumas fotografias que clientes tiram com o seu SmartPhone. Desta forma, os clientes estarão sempre a ser impactados pela sua marca e a sua página recheada de conteúdo de qualidade. Os seus clientes sentem-se especiais com a partilha do respetivo conteúdo e a página do estabelecimento com conteúdo de qualidade! Certifique-se apenas que o crédito da imagem é dado ao cliente que tirou e publicou a fotografia.
  • Seja criativo quando dá uso a UGC (conteúdo gerado por utilizadores). Por exemplo se está a pensar alterar o menu ou um prato e precisa de opinião porque não utilizar as Redes Sociais? Pode ser tão simples quanto publicar uma fotografia a questionar "o que acha da nova especialidade?". Clientes satisfeitos podem ser bem mais participativos do que julga quando encorajados. 

Veja alguns exemplos de como o Sugo Pasta Kitchen tirou proveito de conteúdos de clientes para criar relação com os seguidores enquanto o estabelecimento se encontrava encerrado:

https://www.instagram.com/p/B-j8_1tgfRh/?utm_source=ig_web_copy_link

Publicação no Instagram de pessoas a brindarem em restaurante

Junte-se à Conversa

Se alguém partilha uma crítica muito positiva em qualquer uma das suas páginas de Redes sociais, será simpático do seu lado tirar uns breves segundos para responder e agradecer o comentário. O esforço será mínimo e, para além de agradável com o cliente em questão, dará mais visibilidade ao comentário feito junto da restante audiência.

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