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Saiba como utilizar o Instagram para gerar relação com consumidores e incrementar vendas, seguindo estes simples passos. Este guia inclui as melhores práticas em Instagram para Food service e como utilizar a plataforma, definir o perfil, hashtags para comida, para restaurantes e muitos outros truques e dicas para o sucesso online! 

O que é o Instagram?

O Instagram √© uma aplica√ß√£o de partilha de imagem e v√≠deo, lan√ßada em 2010 e detida pelo Facebook. Aqui Chefs podem publicar fotografias e v√≠deos e partilhar com os seus seguidores. √Č poss√≠vel ver, comentar e gostar the publica√ß√Ķes partilhadas por amigos.

Hoje, o Instagram e Facebook são as plataformas líderes de mercado em Redes Sociais. Estas são essenciais, para ligar pessoas de todo o mundo, ganhar visibilidade e criar a própria marca, sem esquecer que possibilitam a partilha de receitas, dicas e experiências de pessoas com o mundo. Pode ser também bom para recordar trabalhos passados.

Pessoa a fotografar refeição para colocar no Instagram
1. Configurar o Perfil de Instagram

1. Configurar o Perfil de Instagram

O primeiro passo para dar início ao processo de evolução no Instagram é criar uma conta. Siga as 7 dicas para criar uma conta de sucesso: 
 
  1. Crie uma conta Instagram ao colocar o seu e-mail e palavra chave. Comece aqui. 
  2. Adicione o nome da sua conta: Este dever√° ser √ļnico e revelar o tema da p√°gina. Para restaurantes utilize o nome do restaurante e para Chefs utilize Chef_Nome do Chef ou Chef_Especialidade.¬†
  3. Escolha a fotografia para o seu perfil:  Esta pode ser uma simples fotografia do restaurante ou uma fotografia do Chef.  
  4. Dedique-se à Biografia: Este é um breve sumário do que se trata a conta de Instagram que está a criar. Poderá incluir algum hashtag (#) relevante. A Biografia é a apresentação do restaurante aos seus clientes. 
  5. Tenha pequenas a√ß√Ķes de convers√£o: S√£o pequenos atalhos que direcionam para mensagens, email ou espa√ßo online do restaurante, de uma forma mais conveniente.
  6. Adicione as capas das suas histórias: Uma vez que no futuro irá dar destaque a determinadas histórias, uma melhor prática a seguir é agrupar as histórias por categorias.

2. Domine a Estrat√©gia de Conte√ļdo

2. Domine a Estrat√©gia de Conte√ļdo

O Instagram tornou-se uma plataforma chave na área de Food Service devido aos seus benefícios estéticos, para Chefs e donos de restaurantes. Qualquer imagem de um prato, Chef ou restaurante deve cumprir os seguintes requisitos como forma de gerar mais alcance e relação com consumidores:

  1. Inspirar em todas as publica√ß√Ķes: Se est√° a competir na ind√ļstra de food service os sentidos dos consumidores devem ser estimulados atrav√©s das publica√ß√Ķes. Chame a aten√ß√£o dos seus clientes publicando fotografias que fazem √°gua na boa.¬†
  2. Seja consistente no seu aspeto: Consist√™ncia √© chave no Instagram. Permite aos f√£s ter expectativas de conte√ļdos de grande qualidade e relevantes para o seu gosto.
  3. Publicar apenas conte√ļdo de qualidade:¬†Qualquer publica√ß√£o na sua p√°gina deve ter uma consistente grande qualidade de imagem ou v√≠deo. Uma maior rea√ß√£o numa publica√ß√£o depende do qu√£o atrativa √© a imagem. N√£o √© necess√°ria uma m√°quina fotogr√°fica profissional ou um est√ļdio. A maioria dos Chefs tiram uma fotografia com o seu SmartPhone. Visite o nosso curso de Fotografias Gastron√≥micas para Redes Sociais GR√ĀTIS e saiba t√©cnicas simples para fotografias de qualidade!
  4. Partilhe as suas receitas:¬†O conte√ļdo de um prato deve ser o grande destaque no Instagram e, uma pr√°tica comum, e de sucesso, entre muitos Chefs √© a partilha da receita com o objetivo de crescer o n√ļmero de f√£s. Se for uma receita de fam√≠lia, n√£o faz mal n√£o partilhar.¬†
  5. Publique o que os seguidores procuram: Não publique o que lhe apetece. Pergunte antes aos seus seguidores o que procuram e publique isso então. 
  6. Mostre a sua cara: Os seguidores querem ver quem está por trás das receitas. Por vezes publique uma fotografia ou vídeo seu ou do staff com algum facto interessante.
  7. Publique conte√ļdo dos f√£s:¬†Este √© conhecido como User Generated Content (UGSC) e √© recomendado por in√ļmeros Instagrammers: "O Chef inspira a comunidade e a comunidade inspira o Chef".

Existem 2 estilos de fotografia que funcionam melhor, principalmente no setor de hotelaria: 

  • Reportagem:¬†Para visuais mais reais e comunica√ß√£o mais geral. O estilo reportagem (real, aut√™ntico, no momento) torna a mensagem relevante para os Chefs, demonstrando que compreendemos o seu mundo e a cozinha real.¬†
  • Escapism:¬†Para fotografias de pratos. Atraia mais clientes e Chefs para as suas receitas e menus publicados partilhando hist√≥rias em torno dos pratos.¬†

Estilo de Fotografia Reportagem:

Estilo de Fotografia Reportagem

Estilo de Fotografia Escapism:

Estilo de Fotografia Escapism
3. Crie intera√ß√Ķes com a audi√™ncia:

3. Crie intera√ß√Ķes com a audi√™ncia:

O que significa ter intera√ß√Ķes (engagement) no Instagram?¬†Engloba todas as vizualiza√ß√Ķes, coment√°rios, men√ß√Ķes √† p√°gina, etc. Sem intera√ß√Ķes n√£o pode esperar um grande aumento de seguidores:
 
  1. Tire proveito das funcionalidades nas hist√≥rias:¬†As hist√≥rias do Instagram t√™m funcionalidades como "Perguntas" ou "Sondagens" que permitem uma maior intera√ß√£o da audi√™ncia com a sua p√°gina. Reserve algum tempo para, esporadicamente, perguntar e responder a algumas quest√Ķes. Os seus f√£s ir√£o apreciar a rela√ß√£o mais pr√≥xima!¬† Para criar clique simplesmente em "A tua hist√≥ria" no Instagram seguido de "Criar". Adicione a etiqueta "Pergunta" ou "Sondagem" e escreva a sua pergunta!
  2. Fa√ßa um Instagram Live: Um Instagram Live permite passar um v√≠deo em direto aos seus f√£s. Quando d√° in√≠cio a um Live os seus seguidores receber√£o uma notifica√ß√£o alertando para entrarem e assistir. Fa√ßa a tentativa deste formato de comunica√ß√£o quando tiver a cozinhar um best seller¬†ou tiver algum tempo para responder a quest√Ķes. Intera√ß√Ķes cara a cara melhoram a intera√ß√£o e lealdade dos f√£s √† marca.¬†
  3. Publica√ß√Ķes no IGTV: O IGTV permite publicar v√≠deos com dura√ß√£o at√© 1h na sua conta, enquanto um v√≠deo normal publicado pode ter apenas um m√°ximo de 60 segundos de dura√ß√£o. V√≠deos mais longos tendem a corresponder a conte√ļdos mais premium. Criar uma s√©rie de receitas pode funcionar bastante bem, principalmente se mostrar a prepara√ß√£o pr√©-filmagem para a cria√ß√£o do prato perfeito!

4. Ganhe alcance no Instagram

4. Ganhe alcance no Instagram

O que significa ter alcance no Instagram? What does reach on Instagram mean?¬†Englobal o n√ļmero de clientes e Chefs que o seu perfil ou publica√ß√Ķes atingiu:
 
  1. Use Hashtags: Hashtags s√£o uma forma de gerar tr√°fego org√Ęnico uma vez que informam o algoritmo do Intagram para o tema da publica√ß√£o em quest√£o e se o mesmo est√° em tend√™ncia ou n√£o. Ter pelo menos um # traz 12,6% mais intera√ß√£o! Apesar de alguns foodies gostarem de colocar in√ļmeros hashtags, o n√ļmero recomendado √© de 11 por publica√ß√£o. Para ver os ultimos #'s para Comida, Chefs e Restaurantes siga at√© ao final desta p√°gina!
  2. Siga Outros: A following grow a following! Se seguir alguém, essa pessoa terá uma maior probabilidade de a seguir de volta e quando chegar aos 10 000 seguidores o Instagram oferece acesso a mais funcionalidades. Siga prefis relevantes para o seu negócio uma vez que esses o sigam também.
  3. Identifique Localiza√ß√Ķes:¬†Identifique sempre o seu restaurante nas publica√ß√Ķes que faz. Quando os consumidores est√£o √† procura do nome do seu restaurante estas imagens e v√≠deos aparecer√£o. Identifique tamb√©m algumas localiza√ß√Ķe tais como eventos gastron√≥micos.
  4. Goste de Publica√ß√Ķes de Outros:¬†Da mesma forma que as pessoas que segue o seguem de volta, o mesmo acontece com os gostos. Coloque um gosto em muitos conte√ļdos de Chefs para gerar visibilidade e considera√ß√£o √† sua p√°gina.
  5. Partilhe:¬†Partilhe conte√ļdo de UGC, isto √©, fotografias, v√≠deos e hist√≥rias dos seus pratos criadas pelos seus clientes. Fa√ßa download da aplica√ß√£o Repost para Instagram no seu Android ou iPhone.
  6. Promova: Se puder investir na sua conta de Instagram, promova determinados posts que têm uma melhor performance ou faça publicidade no Instagram através do Facebook Business Manager. Para começar consulte o Guia de Instagram.

5. Track your KPI's

5. Track your KPI's

Por fim, lembre-se de estabelecer e medir os objetivos estabelecidos e as respetivas metas a cumprir. Estar a par da situação e controlar os KPIs permite agir sobre resultados e investir com uma maior noção do que traz vendas.

O que significa KPI? O KPI consiste em métricas mensuráveis que ajudam na avaliação da eficácia do seu perfil. 

KPI's recomendados:

  • Visualiza√ß√Ķes do Perfil
  • Novos Seguidores
  • Seguidores Perdidos
  • Alcance
  • Engagement Rate (intera√ß√£o)
  • Taxa de Reten√ß√£o nas Hist√≥rias
  • Melhor Hor√°rio para Publicar
  • Coment√°rios

Estes KPI's podem ser avalidados no Instagram Insights.

ūüćįHashtags Restaurantes 2020:

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ūüĎ®‚Äćūüć≥Hashtags Chefs 2020:

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#cheftable

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#cheftalks

#chefmode

 

ūüćĒHashtags Comida 2020:

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#foodtrends