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Utilizar as Redes Sociais para o seu negócio pode ser por vezes criar algum receio e ansiedade. No entanto, uma grande parte dos clientes assume que o estabelecimento já tem uma presença nas Redes Sociais e Influenciadores associados.

Estar simplesmente presente nas Redes Sociais não traz novos clientes nem oferece um crescimento de vendas sustentável.  As Redes Socias são um dos veículos mais competitivos, nos dias de hoje!

Para se manter relevante nas Redes Sociais terá de seguir tendências, melhores práticas, avaliar performance e aprender com as ações tomadas.

Recolhemos as principais conclusões de o que devemos ou não fazer, especificamente no Food Service, em Redes Sociais e foi formado um Guia para o ajudar a retirar o máximo de proveito deste canal para a estratégia de comunicação do seu estabelecimento.

As melhores práticas para Chefs aplicarem nas Redes Sociais:

Pessoa a tirar fotografia selfie com a sua refeição

#1 Tire proveito do User-Generated Content (UGC)

O UGC é qualquer conteúdo (vídeo, imagem, texto ou comentários) gerado por consumidores e não pelo próprio negócio/estabelecimento.

O Instagram é uma plataforma ideal para USG uma vez que quase todos os Instagrammers fotografam o seu prato antes de iniciar a refeição! Não só os fãs gostam de partilhar como gostam de ver outros utilizadores a partilharem a sua partilha e quem beneficia com todo este movimento de conteúdo é o estabelecimento uma vez que oferece credibilidade ao seu espaço e prefil nas Redes Sociais.

Nos dias de hoje os concumidores estão mais interessados em conteúdo autêntico do que conteúdos de marca ou patrocinados. Conteúdos autênticos constroem confiança no negócio e por sua consequência traz vendas!

Máquina fotográfica e empratamentos

#2 Seja Consistente em Tudo o Que Faz:

Consistência é um fator chave para gerar relação nas Redes Sociais. É necessário manter consistência para construir uma marca credível de onde os fãs esperam conteúdo inspirador!

O fator consistência é também medido pelo algoritmo do Facebook e Instagram. Quando é positivo potencia a visibilidade orgânica da sua conta. Seja consistente em:

  • O que publica i.e. Sobremesas e/ou Pratos Principais e/ou Consumidores etc.
  • Quando publica i.e. Todas as Terças e Quintas às 9h00, por exemplo. 
  • Tom do discurso i.e. Formal ou com humor ou real? 
  • Estilo do conteúdo i.e. Escuro e intenso ou luminoso e alegre? 
  • Replying to fans i.e. Tira algum tempo para responder a comentários, mensagens e menções de fãs?
Prato com refeição a fumegar

#3 Publique Conteúdo Inspiracional & Sensorial 

Conteúdo sensorial é aquele que apela aos sentidos - paladar, olfato, visão e tato. Publique fotografias de pratos e tire proveito da imagem de forma a enaltecer os sentidos do usuário.

Como publicar conteúdo sensorial: 

  • Acompanhe a sua fotografia com uma descrição i.e. que ingredientes utilizou?
  • As pessoas comem com os olhos, tanto quanto com a boca. Atreva-se no uso de cores vibrantes e ingredientes coloridos.
  • Certifique-se que o ingrediente principal é o centro do palco.
Pessoa à mesa com refeição a mexer no telemóvel

#4 Avalie a performance com regularidade

Avaliar a performance é fundamental para o sucesso! Tirar conclusões de performance da conta de Facebook e Instagram do seu estabelecimneto pode dar a conhecer o que os seus fãs mais apreciam ou não. Quanto maior a noção do que funciona para os seus fãs, mais fácil será canalizar o esforço e o investimento para a estratégia correta a utilizar nas suas Redes Sociais. 

Quais os KPIs a avaliar?

  • Alcance
  • Engagement Rate (total de impressões/total de fãs)
  • Novos Gostos e Net Gostos (número de perfis que gostam da página - número de perfis que gostavam da página anteriormente)
Grupo de chefs de cozinha

#5 Utilize as Redes de Contacto para Seu Benefício

Utilizar as suas redes de contacto profissionais poderá trazer resultados de alcance e relação com fãs bastante positivos quando aplicados eficientemente. Como utilizar a rede de contactos eficientemente? 

  • Adira a grupos e/ou discussões (com interesses semelhantes aos do seu negócio).
  • Crie uma Página de Fãs no Facebook.
  • Marque outros restaurantes e Chefs nos seus posts. 
  • Mencione outros restaurantes e Chefs nos seus posts. 
  • Partilhe conteúdos de parceiros, i.e., se colaborou com outro estabelecimento ou Chef, partilhe conteúdo que o(s) mesmo(s) publicou(aram) na sua respectiva página. 

O que não deve fazer? Certifique-se que está a par de todas as melhores práticas para Redes Sociais. 

  1. Não partilhe demasiado conteúdo: Publicar 3 vezes por emana é mais que suficiente!
  2. Não publique sem pensar: Questione-se se o conteúdo é interessante e relevante para o consumidor. Pesquisou o hashtag antes de publicar?
  3. Não esconda a cara: Don't hide your face: Pode ser tentador apenas publicar fotografias de pratos mas os consumidores apreciam dar uma cara à marca.
  4. Não pense demasiado nos comentários negativos: Os consumidores irão sempre reclamar por isso não dê demasiada importância aos comentários negativos. Modere os comentários, escondendo os mais destrutivos e tirando lições dos mais construtivos.
  5. Não venda apenas: Inspire consumidores com receitas e pratos novos ao invés de direcionar apenas para promoções.
  6. Não coloque demasiados Hashtags: Quando utilizados corretamente, os hashtags podem aumentar o alcance e relação com a página. Quando utilizados em excesso, parece quase sem critério e torna-se menos eficaz.
  7. Não pertilhe fotografias de outra conta sem dar o devido crédito: Os princípios de integridade de Redes Sociais para negócios implicam atribuir o crédito de uma imagem ou comentário reutilizado, ao legítimo autor. 
  8. Não se afaste mesmo que temporariamente das Redes Sociais sem um pré aviso aos fãs da página: Os fãs não sabem dessa pausa e ficarão mais distantes com o silêncio da página. Se vai de férias, por exemplo, publique uma mensagem #Férias a partilhar que publicará novas ideias se as mesmas surgirem! :)
  9. Não tenha diversas pessoas a gerir as contas de Redes Sociais: Don't have multiple people manage your social account: Várias pessoas a gerir uma conta pode levar a inconsistência de conteúdo e mensagem. 
  10. Comunique em linha com a atualidade: Mesmo no mercado de Food Service, mencionar acontecimentos importantes pode ser relevante. Não ser empático com uma determinada situação vivida na atualidade ou mencioná-la de forma inapropriada pode acontecer simplesmente por não verificar os hashtags mais utilizados no momento, antes de publicar.
Pessoa com polegar para baixo a expressar desagrado
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