Os legumes são fonte de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes essenciais a uma alimentação equilibrada. Por isso mesmo, e por ter um custo reduzido, abuse dos legumes nos seus pratos, e verá que vai trazer riqueza e sabores únicos às suas receitas!
Aprenda aqui a dominar as técnicas de corte de legumes!
Utensílios
Técnicas de Corte de Legumes
Picar
Reduza os legumes a fragmentos muito pequenos, com uma faca adequada (para grandes quantidades utilizar um picador com cuba e lâmina adequada).
Dica do chef: Utilizada como guarnição aromática ou condimento para vários recheios, saladas ou como base para refogados.
Macedónia
Um cubo mas mais longo. Siga o procedimento do corte de cubos mas deixe-os com mais comprimento.
Dica do chef: Corte de legumes muito usado em pratos de tacho como cozidos ou estufados.
Brunesa
Corte o Legume em tiras largas, sobreponha-as e corte em cubinhos regulares de 4mm a 5mm de largura.
Dica do chef: Ideais para saltear em manteiga pois têm cozimento rápido e funcionam muito bem como recheios de vários pratos. Podem também ser usadas como guarnição de sopas, cremes, aveludados e consommés ou simplesmente como legumes crus em saladas compostas ou guarnições de pratos principais.
Jardineira
Cubos médios com 2cm de lado geralmente utilizados em saladas frias.
Dica do chef: Utilize como base de uma salada russa, para um estufado ou mesmo para cozinhar e reduzir em puré.
Rodelas
Corte de legumes redondos. Coloque o legume de lado numa tábua de corte e com uma faca adequada, corte rodelas regulares com 2mm a 3mm. Separe as argolas umas das outras.
Dica do chef: Elementos de decoração, guarnição para salada ou base para legumes fritos.
Cubos
Podem variar entre pequenos de 0,6cm x 0,6cm, médios de 1cm x 1cm e grandes de 2cm x 2cm.
Dica do chef: Cortar os legumes em dados pode ser muito prático para preparar legumes para sopa ou puré, visto que reduz o tempo de cozedura necessário para os legumes e facilita o seu trabalho.
Juliana
Corte versátil dos legumes mais fino do que palitos. Consiste em cortar legumes em fatias longas e finas.
Dica do chef: Utilize como entrada, guarnição de sopas (cremes e aveludados), de consommés ou molhos de peixe. Pode também ser utilizado como guarnição de caldeirada de peixe, estufados, entre outros.
Camponesa
Legumes cortados com um formato irregular, mas de tamanho semelhante. Coloque as tiras umas por cima das outras e corte pequenos quadrados com 1cm de secção
Dica do chef: Ideal para Sopa à lavrador, ou como guarnição para fumet ou fundo de peixe.